quarta-feira, junho 02, 2004

Iletrismo Técnico!

Ao dirigir-se a um serviço especializado da administração pública ou a outro serviço técnico em geral, é possível que se depare com um funcionário que faz questão de utilizar uma linguagem muito própria, ou seja, termos específicos da sua área em que uma pessoa sente-se, ou fazem-na sentir-se iletrada. E isso acontece independentemente do seu nível de habilitações.

Esta situação surge devido às diferentes linguagens técnicas, vocábulos próprios a determinadas profissões que nem sempre são de uso comum e que nem todas as pessoas entendem. O que de alguma forma me aborrece é quando o funcionário com uma ar muito prepotente, usa dessa estratégia como forma de dominação. E, pura e simplesmente, faz-nos sentir um “iletrado técnico". Isto verifica-se mesmo com as pessoas que têm formação. Agora, imaginem como é que se devem sentir as pessoas que são analfabetas!

A minha pergunta é a seguinte será que esses funcionários que prestam um serviço não deveriam tentar fazer os possíveis para que se façam entender. Provavelmente, haveria menos erros no preenchimento dos documentos, e perder-se-ia muito menos tempo com burocracias.

Sem comentários: