domingo, janeiro 02, 2005

A discordância

Entre o que se pensa e o que se faz é frequente! A discordância vive-se quando se pensa e tem vontade de fazer alguma coisa, e depois acabamos por fazer outra completamente diferente. Nunca vos terá acontecido ter vontade de comer uma maça e depois acabar por comer uma laranja? Não faltarão razões e justificações para tal fenómeno. Perante esta discordância o sentimento de insatisfação e de vazio invade-nos, porque não respeitamos o que realmente queríamos fazer.

Ou então, nunca vos sucedeu ter vontade de estar ou fazer alguma coisa com alguém, mas por orgulho ou receio de ouvir um "não", nem sequer dizemos o que realmente queremos? E acabamos, outra vez, com o sentimento de insatisfação e frustração. E tudo isso porque faltamos à verdade a nós próprios e para com aquele com quem queríamos partilhar, o tão desejado.

A discordância às vezes é sentida através uma sensação desagradável, outras vezes é consciencializada, e ai culpabilizamo-nos, criando assim um sentimento de angústia e tristeza. A discordância só existe porque não ajustamos o pensamento à vontade real do coração, à concretização final do desejo. E cada um de nós sabe no seu intimo porque é que existe essa discordância, para uns é o medo da não-aceitação, para outros a falta de auto-afirmação…

Esquecemos muitas vezes que a liberdade de escolha e de decisão só a nós pertence e cada um é responsável pela concretização dos seus desejos e pela harmonia entre o pensar e o fazer.

Sem comentários: