quarta-feira, janeiro 26, 2005

Fragilidades

Força ou fraqueza? Depende como encaramos os outros e a nós mesmos! Quando somos demasiado exigentes e inflexíveis connosco, as fragilidades são uma falha imperdoável, que temos que esconder. Tenta-se omitir as fragilidades quando achamos que os outros só nos vêem como imperturbáveis, distantes, e direi quase como insensíveis. Ao aceitarmos a definição de nós mesmos pelos outros, como uma “verdade”, passamos a concordar com eles! Então, as fragilidades não podem existir, porque senão vamos contrariar aquilo que os outros pensam, mesmo se a nossa consciência quer ser o contrário.

Só que, por mais mascaras e estratagemas para não mostrar as fragilidades, algum dia, elas aparecem. Surgem nos momentos mais inesperados, porque baixamos a guarda. As fragilidades são escondidas àqueles a quem queremos agradar. É no mínimo paradoxal já que é a esses que nós nos queremos revelar. Mas o que acontece é que para certas pessoas fabricamos uma nova personalidade, aquela que achamos que elas vão gostar mais, do que realmente aquilo que somos. Não será isso, sim, uma fragilidade, fraqueza, por não aceitarmos quem somos?

As fragilidades são necessárias para nos aceitarmos sob todas as nossas facetas. Ao descobrir quais são as nossas fragilidades e não fazer disso um problema é um passo para elas serem uma força. Passa-se a conhecer as fragilidades e a saber lidar com elas! As fragilidades transformam-se em força quando nós aceitamos que elas podem ser reveladas, sem que nos sintamos diminuídos, e muitas vezes os outros passam a ter uma nova visão de nós mesmos. É verdade que sempre nos ensinaram a não demonstrar as fragilidades, porque os outros vão utilizá-las contra nós! Mas porquê, esconder as nossas fragilidades daqueles que mais amamos! Não será essa mais uma razão para gostarem ainda mais de nós!

Sem comentários: