sábado, setembro 25, 2004

Esquerda "democrática"

No debate que houve a três, entre os candidatos a líder do PS, pude confirmar o que já aqui tinha comentado sobre a posição de Manuel Alegre e João Soares no que toca à necessidade de haver referendo para alterar a lei sobre o Aborto. Ainda assim, consegui ficar particularmente estupefacto com a intervenção do João Soares sobre o assunto. A descrição do problema merece ser referida; parece que a esquerda se deixou, ingenuamente, levar para o engano do referendo, que depois perdeu, e não poderia voltar a cair no mesmo erro de perguntar aos eleitores o que pensam sobre o assunto, prosseguindo depois pelo argumento de que o resultado do referendo não foi sequer vinculativo, por ter tido uma participação inferior a 50%.

E eu pergunto: nas eleições europeias, onde a participação foi bastante inferior aos tais 50%, passa pela cabeça de alguém usar esse argumento para pôr em causa a legítimidade democrática dos resultados e da distribuição de mandatos que daí adveio? E pergunto ainda: pode passar pela cabeça de alguém, independentemente de concordar ou não com a ideia de haver referendo sobre uma matéria como o aborto, que depois de um resultado e de uma vontade expressa pelo voto se faça exactamente o contrário sem nova consulta popular?

Isto é de puro bom senso e pudor democrático! Não paro de me espantar com o desdém que alguns arautos da esquerda e da "democracia" (não só na esquerda, como é evidente) demonstram pela vontade das pessoas comuns, expressa pelo voto, quando não vai de encontro ao que estes entendem como a "razão". Sendo esse o caso, nada mais natural que impôr a tal "razão", em proveito de um suposto bem comum para o qual eles, os iluminados, fazem o favor de nos encaminhar.

Sem comentários: