quinta-feira, setembro 30, 2004

Canal alternativo ou elitista?

Embora não seja uma grande apreciadora de televisão, sobretudo quando os canais nacionais têm a programação que têm! Existe um pequena excepção! Após as alterações decididas e feitas nos canais públicos pensei, que o único canal de televisão que não embrutece e nos leva a reflectir e exercita a nossa capacidade crítica, tivesse totalmente desaparecido. Tenho vindo a constatar através de alguns programas e também da sua programação, que esse mesmo canal apesar das alterações permanece com uma vertente essencialmente ligada à cultura e a erudição, o que sinceramente me agrada. Claro não é como dantes, mas mesmo assim…

Alguns dirão que um canal público de televisão não tem que ser para uma pequena minoria elitista de intelectuais de "esquerda", intelectuais no geral. Mas se não for o Estado à financiar e a apoiar uma cultura de erudição, mesmo que seja uma minoria, como é que essa cultura pode existir. Afinal está-se na era da defesa das minorias mesmo que seja em termos de gostos culturais!

A meu ver neste mesmo canal com uma vertente cultural ele permite dar a conhecer uma cultura alternativa que nenhum outro canal propõe, porque está à caça das audiências. Há quem diga que quem quer cultura paga-a! Discordo no sentido em que ao termos este canal dito alternativo e cultural também o acesso de uma cultural para elites chega ao Zé povinho e ele tem oportunidade de ver, conhecer e eventualmente aprender a gostar de uma forma de cultura que de outra forma não tem acesso e também porque desconhece. Para se mudar hábitos culturais tem que se lhe oferece outras alternativas e dar a conhecê-los através de um meio que chega directamente a casa das pessoas, e aí nada como um canal de televisão.

Sem comentários: