quinta-feira, julho 22, 2004

Amizades,

Elas podem ser de tipo horizontal, em que cada amigo(a) corresponde a uma determinada faceta nossa, ou da nossa vida e com quem partilhamos um gosto particular, ou determinados momentos da nossa vida (conversas, desabafos, viagens, saídas à noite, actividade desportiva…), ou algo que nos faz sentir bem com essa pessoa sem sabermos bem porquê. É uma pessoa que aparentemente não haveria compatibilidades, mas que no fundo existe uma química mental que nos atraí, e faz-nos sentir em sintonia com ela. Na amizade horizontal cada amigo(a) têm o mesmo grau de importância.

As Amizades do tipo vertical todos são “amigos” (não verdadeiro sentido da palavra) independentemente de termos coisas em comum ou não. Guardamos estes amigos porque são amigos de infância, embora já pouco ou nada tenham haver connosco. Neste tipo de amizade hierarquizamos o grau de importância que as pessoas têm para nós, aqui para além da distinção, dos amigos das conversas de café, dos amigos só para as noitadas, dos amigos íntimos.Neste tipo de amizade existe uma preferência por alguns deles, assim como uma maior ou menor proximidade, neste caso, os amigos não são todos íntimos, porque assim não o desejamos.

Consoante a fase da nossa vida optamos por um tipo de amizades ou por outro e por vezes até fazemos uma mistura das duas formas de Amizades. No entanto, o tempo faz com que sejamos mais selectivos. As amizades são relacionamentos que também se desgastam quando não existe um evoluir de parte a parte, não se cultiva a amizade ou quando os nossos interesses mudam, então optamos por novos amigos e um novo ciclo relacional e pessoal desenvolve-se.

Sem comentários: