domingo, março 20, 2005

Tratado sobre a Constituição Europeia

A Espanha já disse SIM! A França está a preparar o referendo para daqui a dois meses! Nós já decidimos que será na mesma data que as eleições autárquicas. Acho boa ideia! Há que fazer redução de gastos e evitar uma abstenção elevada ao referendo. Agora, resta os políticos portugueses formularem uma pergunta clara e informarem os portugueses, em que é que consiste esse tratado, e quais as consequências ou benefícios para Portugal.


A França arranjou como meio para informar a sua população uma linha telefónica gratuita, onde jovens preparados para o efeito, respondem a todas as questões dos cidadãos franceses e para além disso se for solicitado oferecem um resumo da constituição, se o desejarem. O governo português deveria começar a pensar numa estratégia para explicar e informar de forma simples e clara os portugueses. O que é isso do "Tratado da Constituição Europeia"? Até agora devem ser muito poucos os portugueses que têm conhecimento do tratado que é constituído por 448 artigos e quais as diferentes áreas que ele abrange.


Os futuros candidatos às autarquias poderiam preparar-se, tomando conhecimento do Tratado Europeu e explicar aos seus futuros eleitores os benefícios que querem fazer na sua região e também quais as vantagens ou desvantagens de dizer Sim ou Não à Constituição Europeia. Para além de contribuirem para uma melhor informação da população local com menos acesso à fontes de informação, também os candidatos a futuros dirigentes locais aprofundam conhecimentos sobre um tratado, que terá influência na sua forma de governação.

Sem comentários: