terça-feira, março 22, 2005

Referendo ao Tratado Constitucional Europeu

Numa data ou outra, o mais importante é que o referendo se faça e não se ceda ao medo de consultar a vontade popular. Dito isto, é evidente que não faz muito sentido juntar este referendo a umas eleições que nada ou muito pouco têm em comum com o tema em causa. Nas eleições autarquicas vamos avaliar a forma como os autarcas nos governam, e vamos juntar a estas eleições um referendo sobre a constituição europeia? A ideia só pode ser evitar o debate.

O referendo deveria ser realizado isoladamente de outros actos eleitorais, para evitar confusões e ainda contribuir para gerar verdadeiro debate sobre um tema tão pouco conhecido e discutido pelos portugueses. E, a ser realizado juntamente a outro acto eleitoral, seria naturalmente com as presidenciais pois ai sim a europa é um tema que está e deve estar presente.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quanto á ideia de o referendo ser realizado isoladamente parece-me uma ideia bastante absurda visto a quantidade de eleições que Portugal vai ter nos últimos tempos, em relação a fazer-se o referendo junto com as eleições autárquicas ou presidenciais se calhar nas presidenciais há mais espaço para um debate sobre o assunto, mas não é que ache mal que seja feito nas autárquicas, a ideia da Maria parece-me muito boa, porque se os políticos tem um função na sociedade essa é sem duvida tentar cativar as pessoas para a vida política, abraço Pedro e um beijinho para a Maria que não conheço mas que gostaria de vir a conhecer um dia.