terça-feira, novembro 02, 2004

Se fosse americano (continuação)

Enquanto esperava ter tempo para poder explicar a razão da minha opinião, tive oportunidade de ler o post que JPP sobre este mesmo assunto, e parece-me que a razão por ele apontada é de facto a fundamental. Ninguém ignora os erros que Bush cometeu, mas a política que ele tem seguido é essencialmente a correcta.

Em política interna parece-me haver muito a apontar a Bush, embora não menos a apontar a algumas ideias de Kerry como a do proteccionismo para defender empregos. É a política externa que acho mais importante avaliar, e Kerry acabou por adaptar o seu discurso à ideia de que fará no essencial o mesmo que Bush, apenas de outra forma. Na verdade não sabemos muito bem o que virá dali, e pelo menos em Bush os americanos têm alguém de quem sabem o que podem esperar. Olhando para a base de apoio que suporta Kerry, não é de esperar que saiba manter a mesma firmeza e força de vontade nas muitas decisões dificeis que ainda é preciso tomar. Não basta ser um "não-Bush" para fazer melhor.

Segundo a Economist há que escolher entre o Incompetente e o Incoerente. Pois bem, eu prefiro quem escolheu o caminho certo e em muitos casos mostrou incompetência para o seguir, do que quem não tem sequer um caminho e irá certamente seguir o mais fácil, e errado.

É uma pena que tão poucos consigam ver, um pouco que seja, para além da imagem de atrasado mental que Bush parece representar, as questões tão importantes que nesta eleição se vão decidir. É uma pena, e é preocupante.

Sem comentários: