segunda-feira, novembro 01, 2004

Curso de Condução Defensiva

Por um mero acaso, tive este Sábado a oportunidade de participar num Curso de Condução Defensiva, leccionado pela CR&M. Fui sem saber ao que ía, e sem qualquer expectativa em especial, mas o resultado acabou por ser tão interessante que acho importante dar aqui o testemunho.

Começámos por fazer uma análise de acidente, observando as várias causas e factores inerentes ao meio, veículo e condutor, assim como a atitude que devemos colocar na nossa condução, ou a correcta posição de condução e maneabilidade. Falámos ainda de como a atenção e a velocidade de reacção são factores importantes para se evitar o acidente, e da questão da distância de travagem e paragem, e de como com o aumentar da velocidade o condutor vai perdendo a capacidade de avaliar as distâncias.

Durante a tarde pudemos aprender qual a forma correcta de enfrentar travagens de emergência com e sem ABS, com e sem desvio de obstáculos, e de como controlar o veículos em situações de sub e sobre viragem. E isto com oportunidade de testar nos veículos aquilo que nos havia sido ensinado como as formas correctas e incorrectas.

Ao contrário do que esperava, a formação acabou por ser muito interessante e contrariar algumas ideias de senso comum. Para dar um exemplo, quantas pessoas sabem que numa travagem de emergência se deve carregar SEMPRE na embraiagem, porque o contrário só ajuda a que o carro entre em desiquilibrio e se descontrole? E mais ainda, será normal que este tipo de conceitos elementares (mas infelizmente tão pouco conhecidos) não seja dado quando se tira a carta?

Acredito que todos saimos da formação a saber mais sobre como devemos conduzir, e mais conscientes das nossas limitações e de como os nossos erros e/ou descuidos podem ter consequências tão graves. As coisas que pude aprender foram como um banho de humildade, e acrescentado a isso o excelente atendimento e a filosofia de qualidade no ensino só posso dizer a quem tenha oportunidade de frequentar o curso que o faça pois vale bem a pena!

E, por fim, será que o investimento neste tipo de formação não produziria mais resultados do que a simples repressão e autêntica caça à multa a que assistimos no nosso dia-a-dia?

Sem comentários: