quarta-feira, novembro 03, 2004

Mau jornalismo

Numa revista conceituada portuguesa veio uma reportagem que me arrepiou, quando me dei conta da forma como era tratado o tema da maternidade na adolescência. Em primeiro lugar é um tema que me toca profundamente e em segundo os casos aí tratados são meus conhecidos.

Considero que houve por parte do (a) jornalista uma falta de ética profissional ao não preservar a identidade das pessoas retratadas nessa reportagem. O objectivo de um artigo deste género é o de informar, dar conta de uma realidade não é por a nu a identidade, a imagem de jovens que já por si fragilizadas pelas suas histórias de vida quanto mais expor as suas fotografias, os seus nomes verdadeiros, assim como o dos seus filhos.

É um erro profissional muito grave em meu entender revelar desta forma a identidade das pessoas sem pensar nas consequências para essas mesmas jovens. Apesar de estas darem o consentimento para falarem da sua história, isso não dá direito de utilizar a informação sem o mínimo de cuidado!

A história de vida destas jovens é infelizmente a de muitas outras mães adolescentes, então não vejo o motivo para personalizar em demasia casos específicos. Se a função da reportagem é de alertar a opinião pública para a questão do ser-se mãe na adolescência, não haverá necessidade de destacar desta forma jovens com fotos e com os nomes verdadeiros. Elas já se sentem por vezes estigmatizadas e sentem desconfiança perante os adultos e instituições que pretendem ajudá-las agora por favor não venha um repórter dar cabo de todo um trabalho feito no sentido de proteger e salvaguardar estas jovens.

Sem comentários: