terça-feira, outubro 12, 2004

Nuvens negras

Todos nós encontramos no nosso quotidiano pessoas negativas que passam o dia, os meses, os anos, ou seja, a vida toda a dizer mal da sua própria vida. Estas personagens têm sempre algo de errado. Essa situação verifica-se porque os outros lhe estragam a vida. Os outros e o exterior são também responsáveis pelo facto de se sentirem tristes, mal amados, doentes. E sabem porquê? Porque a mulher ou o marido não o compreende, aliás os filhos também não, o patrão só o explora, o país vai mal e então nessas nuvens negras encontram todas as justificações do mundo para serem o menos optimistas possível. É uma lenga-lenga de lamúrias de deixar o ouvinte completamente de rastos e zangado com a vida ao ouvir esta nuvem negra.

Quando avistamos a nuvem negra, ao longe, tentamos esquivar-nos. Se damos de caras com ela pensamos para os nossos botões, já me vai desenrolar o rosário de problemas. Então desligamos e fazemos de conta que estamos a ouvir e acenamos com a cabeça ou concordamos com tudo para encurtar a conversa.

É óbvio que todos temos problemas e que nem sempre as coisas são fáceis, agora as pessoas do tipo nuvem negra esquecem-se que não são as únicas a ter problemas e vitimizam-se. Pois, cada um é responsável pela sua forma de viver e estar na vida. Existem aqueles que só pensam nos problemas aumentando-os e temos os outros que tentam não pensar muito e deixar que as coisas se vão resolvendo sem fazer drama. É a nossa maneira de pensar a vida e de a encarrar que faz com que sejamos mais ou menos optimistas e sem dúvida mais agradáveis para quem convive connosco.

Sem comentários: