domingo, outubro 24, 2004

Novos fenómenos turísticos

É a segunda vez que num curto espaço de tempo dois fenómenos “artístico-literários” têm um impacto na procura turística de Paris. Eu estou a falar em primeiro lugar do filme “Amélie Poulain” que de recorde de bilheteiras mundial passou a ser um motivo para visitar Paris, para fazer o percurso da vida da personagem principal do filme: “Amélie”.

Estes novos tipos de turistas não dispensam uma ida a Montmatre, ao Café onde a heroina trabalhava, e sobretudo não dispensam trazer um “souvenir”, isto é a colher de café que usurpam ao proprietário do mesmo! Os turistas apreciadores e amantes do filme de Amélie passaram a ir a este ilustre desconhecido café de Paris que depois do filme de “Amélie Poulain” passou a ser conhecido como o café de “Amélie”.

O segundo fenómeno mais recente é o do livro “o Código da Vinci” que em parte se passa em Paris, e tem agora um impacto no tipo de turistas que procuram os locais indicados no livro e pretendem reviver o romance. Assim, o Louvre tem hoje visitas guiadas em que o (a) guia anda com O do Código da Vinci na mão e em determinados momentos se lêem passagens do livro. O Código da Vinci teve outro impacto que não só no Louvre, a igreja de Saint Suplice que outrora visitada por alguns turistas hoje encontra-se invadida pelos aficcionados do Código.

Agora, o padre responsável de Saint Suplice é que já não acha tanta piada e viu-se obrigada perante tal corrupio a escrever em grande em todos os locais visíveis, aqui não houve nenhum assassinato. É no mínimo engraçado como um romance de ficção ou um filme podem mexer tanto com a curiosidade e interesse das pessoas.

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