sábado, maio 29, 2004

Publicidade no feminino!

Basta ver só um pouco de televisão para reparar com algum espírito crítico a maneira como a mulher é utilizada na publicidade! Como está a chegar a época balnear nada como mostrar belos corpos, esbeltos, bronzeados. Fazendo, da mulher um simples objecto de embelezamento ou até objecto sexual exclusivo para “machos” cheios de carências. No outro extremo, temos a mulher que apenas serve como dona de casa, por vezes muito pouco feminina, gorda e sem qualquer cuidado pessoal, em que é apontada como sendo autoritária e castradora. Todas situações em que a mulher é alvo de pouco respeito.

A gravidade da situação é quando estes padrões, modelos transmitidos pela publicidade são interiorizados como sendo válidos. Então observamos que temos miúdas de 13 anos que se vestem e pintam já como mulheres e que só têm conversas fúteis, do tipo roupas, ou de saídas à noite, e em que as suas leituras se limitam à Margarida Rebelo Pinto (com todo o devido respeito) e livros cor-de-rosa. A questão aqui é que as mulheres estão a conquistar o mundo dos negócios, da política e até artístico e essas nunca ninguém às utiliza como modelos, referências no feminino.

Sem comentários: