quarta-feira, setembro 07, 2005

Património

Aqui há uns anos houve um episódio que me ficou gravado. Com o lançamento do filme Branca de Neve, realizado por João César Monteiro(entretanto falecido), houve alguma polémica por o ministério da cultura o ter apoiado em largos milhares de contos, e o filme na sua maior parte passar sem imagens. Apenas vozes. A certa altura, quando questionado sobre a questão, e sobre a capacidade que o filme teria de atrair público, o realizador deu a resposta que tinha pronta: "Eu quero que o público se foda!".

É esta a mentalidade de muitos dos agentes culturais em portugal. Criam e realizam em função do seu ego, do seu circulo social mais chegado, e o resto que se lixe. Afinal, a arte não é para o povo...! E o estado que pague, e não faz mais que a sua obrigação!

A fonte que vêm, com o lago neste bonito estado, pode ser encontrada nos jardins do Palácio de Queluz, junto com outras demonstrações da incúria com que estes têm sido tratados e preservados. Será que os dinheiros que são gastos na cultura a patrocinar toda uma série de actividades culturais que são feitas de costas viradas para o interesse do público, não seriam melhor aplicados na preservação do património que temos espalhado pelo país?

Sem comentários: