quinta-feira, janeiro 15, 2004

"Governo propõe congelamento dos salários acima dos mil euros"

Este é o tipo de medida bem menos inocente do que possa parecer. A função pública já é uma máquina pesada e ineficiente, e por natureza pouco estimulante por não reconhecer o mérito dos trabalhadores. É o local de trabalho ideal para quem pretende ter uma vida profissional com estabilidade, sem grande ambições. O jovem que sai da universidade cheio de sonhos e força para começar uma carreira de sucesso vai provavelmente procurar o sector privado. Quem demonstra qualidade no seu trabalho encontra em geral melhores condições no sector privado. Ha um trade-off entre a estabilidade e a segurança, e a possibilidade de progressão e/ou de um trabalho mais estimulante mas também mais exigente.
Este tipo de medidas vem no seguimento de restrições orçamentais que se impõem e, na impossibilidade de poder despedir pessoas, a solução é fechar as entradas e pagar cada vez pior, em particular àqueles que mais ganham.

Assim, a função pública que já é o que é, vai tendo cada vez mais dificuldade em atrair quadros competentes e com qualidade, que são exactamente os mais necessários. Pelo contrário, vai-se tornando mais atraente para aqueles que a procuram por terem pouco a oferecer.

Sem comentários: