quarta-feira, janeiro 18, 2006

Eurosondagem

Antes de mais, acho um erro a importância que Manuel Alegre tem dado às sondagens desde o ínicio da sua candidatura, e especialmente no ínicio, como se esse fosse o seu grande suporte. E acho um erro que se comece a disparar contra todos os lados quando os números não são do nosso agrado. Isto apesar de pelos vistos Manuel Alegre não ter sido prejudicado. Talvez por os disparos de Soares contra jornalistas e companhia terem sido ainda mais sonoros...

É bem conhecido o caso especial que a Eurosondagem representa, por ter como responsável um deputado socialista, que é por isso alguém politicamente activo e envolvido naquilo que se propõe "analisar" e "observar". Nos comentários que lhe oiço sobre resultados de sondagens é verdade que não vejo grande motivo de critica, tem aparente qualidade tanto técnica como de análise dos resultados.

Dito isto, acho que algo de errado se passa. Que Soares apareça consistentemente melhor colocado nas suas sondagens que nas restantes pode ser resultado de diferentes metodologias. Não estou a ver um empresa de sondagens, que é avaliada pelo seu trabalho, a manipular resultados. Ja temos teorias da conspiração que cheguem. O que acho mais díficil de justificar é o que se passou no Expresso há cerca de um mês e pouco. Numa sondagem em que Soares tinha cerca de 17% e Alegre 16%, os resultados numa segunda volta foram simulados apenas com Soares. Tendo em conta a proximidade de resultados, tendo em conta que Alegre surge sem excepção melhor colocado que Soares num cenário de segunda volta, alguém me consegue explicar a opção? Foi uma forma descarada e lamentável de subalternizar Alegre.