terça-feira, agosto 02, 2005

Ota e TGV -Direito à informação

O Ilha Perdida quer associar-se ao movimento de blogs que têm vindo a exigir a divulgação dos estudos que estão na base da decisão de prosseguir estes dois projectos.

Não tenho opinião sólida formada sobre um ou outro, mas parece-me no mínimo estranho que, num país em que não se fala noutra coisa que não seja apertar o cinto, em que os impostos acabam de ser mais uma vez aumentados, e em que nada se decide e se fazem e eternizam estudos sobre tudo e mais alguma coisa, uma decisão com implicações de tal forma onerosas seja tomada desta forma.

O mínimo que temos de exigir, e o estado nos deve como cidadãos, é a transparência na forma e nos critérios segundo os quais o nosso dinheiro é gerido e gasto. E a forma como este processo tem sido conduzida é tudo menos transparente. Por um lado, é dado a entender que as decisões ainda se encontram a ser estudadas e, por outro, vem o ministro da economia afirmar que o seu avanço em si já está decidido. Nós temos direito a conhecer os estudos que estão por base destas decisões, se eles de facto existem e, no caso de existirem, se as confirmam e corroboram.

Quando se percebe que a opção de avançar, num e noutro caso, tem muito pouco de evidente e é contestada por muitos dos mais incontestados actores da sociedade e do meio económico, dá para começar a estranhar e desconfiar. Algumas suspeitas já começam a surgir. Podem não passar disso, mas temos o direito de as ver esclarecidas.

Sem comentários: