quinta-feira, abril 21, 2005

Negociação através da discussão

É no meu entender chegar a um acordo, uma harmonia e um equilíbrio, entre diferentes posições e perspectivas, de duas ou mais pessoas. Em Sociologia da vida privada, “a negociação” é um conceito muito utilizado. A negociação, que surge muitas vezes de uma discussão, virulenta ou não, entre duas pessoas, ajuda na exposição de ideias. A discussão é uma forma de negociação, porque estabelece parâmetros de respeito e limites que o outro tem que respeitar e aceitar. A discussão delimita o espaço de cada um e aumenta o espaço individual da pessoa dentro da relação entre as pessoas em questão.

Por mais difícil, dolorosa e desgastante que seja uma discussão, esta é o contributo essencial para a negociação. Quantos de nós não discutiram com os irmãos por causa da utilização indevida de objectos que não lhes pertenciam. Quantos de nós não negociaram, através de discussões acesas, as saídas à noite com os pais, enquanto adolescentes. E quantos de nós não discutiram com um amigo(a) querido (a) com o qual se aborreceram. A discussão só surge porque não queremos perder a amizade ou achamos que ela vale a pena. Senão não nos dávamos ao trabalho de nos desgastarmos em expor as nossas opiniões, e deixaríamos de conviver com essa pessoa e assim ficava o assunto resolvido.

Quero alertar que estas discussões têm regras e limites na forma de expor as suas opiniões. Esses regras possibilitam uma boa negociação, no sentido em que não existam faltas de respeito ou ofensas que destruam a negociação. Caso estas regras sejam quebradas a negociação é impossibilitada e não existe evolução na relação em questão, que fica em perigo de ruptura.

As discussões contribuem para a negociação no sentido em que ao expormos as nossas ideias estamo-nos a expor, e é uma forma de nos conhecermos e de respeitarmo-nos a nos próprios e fazer com que o outro nos conheça, e nos respeitemos mutuamente.

Sem comentários: