sábado, fevereiro 11, 2006

Cartoons e clima de censura

Num dia desta semana estava a vir para casa quando oiço na rádio que na Suécia um site na internet foi fechado por ter publicado as tão faladas caricaturas sobre Maomé.

Como é possível que, com embaixadas e cidadãos dinamarqueses a serem ameaçados e atacados, a tónica da reacção europeia seja na condenação da publicação das caricaturas? E o que dizer das declarações de Vitalinho Canas (deputado) para quem "estão bem uns para os outros?". A ideia que passa, de que devemos desculpas por uma atitude incorrecta, de nos retratarmos por um erro cometido, não atira ainda mais gasolina para a fogueira?

A liberdade de expressão é um principio basilar das nossas sociedades. A liberdade de expressão é exactamente a liberdade de dizer aquilo que pode ir contra a opinião comum, ferir susceptibilidades, criticar. Os limites a esta liberdade são aqueles que estão definidos na lei. É impressionante e assustador a facilidade com que colocamos tudo isto em causa. Este ceder naquilo que faz parte essencial da identidade das sociedades ocidentais, das nossas formas de vida, e de que temos todos os motivos para nos orgulhar, é um sinal dos perigos a que estamos expostos actualmente.